
VOCÊ CONHECE A ARTE REBORN?
A Arte Reborn é a técnica de pintura hiper realista aplicada a bonecas de vinil siliconado, de modo a transformá-las em obras que se assemelham à crianças reais. Trata-se de uma arte surgida no pós-guerra, quando algumas mamães reformavam bonecas velhas e quebradas para darem a seus filhos. Atualmente, essa arte é mais popular nos EUA e na Europa, onde reúne muitas artistas e admiradoras – as "mamães reborns". Para além do estranhamento de muitos, pelo grau de pintura realística que o trabalho pode alcançar, a Arte Reborn tem crescido cada vez mais, reunindo especialistas na técnica e fãs na chamda Comunidade Reborn. Aqui no Brasil, por se tratar se um produto sofisticado e artesanal, sua matéria prima é completamente importada, tornando, ainda hoje, o custo final do produto mais caro. No entanto, é uma peça única, já que por ser resultado de um trabalho artístico, não há como ter duas pinturas exatamente iguais no mundo! Para colecionadores e apreciadores de obras sutis e belas, vale à pena! Também é uma ótima peça para lojistas e expositores, por chamar bastante a atenção das pessoas.


A qual público se destina uma Boneca Reborn?
Qualquer pessoa pode adquirir uma boneca reborn: crianças, adultos, colecionadores de arte, admiradores de peças artesanais, lojistas... Aconselhamos apenas que o comprador tenha esmero pelo produto, uma vez que se trata de uma peça de arte, super delicada, e que precisa de cuidados com sua pintura e cabelinhos implantados. O manejo deve ser cuidadoso, assim como a limpeza das partes de vinil. Ao adquirir conosco um Bebê Reborn, você terá um Manual de Cuidados para que sua boneca seja conservada e continue impressionando a todos por longos anos!


Como é feito um bebê reborn?
Primeiramente, escolhe-se um molde (também chamado de Kit). Há várias artistas escultoras ao redor do mundo que criam moldes de bebês nas mais variadas posições e expressões. Desses moldes, fabricantes estrangeiros produzem em certa quantidade alguns kits “crus”, sem pintura, para que artistas reborns possam “renascê-los”. A artista, carinhosamente conhecida na Comunidade Reborn como "Cegonha", fará todo o processo de pintura. Ela dará cor e textura ao molde de vinil siliconado. Esse processo requer talento, técnica e paciência, pois são feitas várias camadas de pintura, e a peça é levada ao forno inúmeras vezes para selar a tinta! Ainda há o demorado processo de implante do cabelinho, fio a fio, com uma agulha apropriada. (Algumas artistas preferem colar peruquinhas também). A colocação dos olhos, imãs internos para segurar chupetas e lacinhos, cílios e pequenos detalhes. Aí sim, a artista poderá cuidar do enchimento do molde, com peso de um bebê real, e a montagem das partes de vinil no corpinho de tecido, se for o caso. Depois há o cuidado com as roupinhas, cheirinho e as sessões de fotos para anunciar o nascimento do bebê reborn e sua colocação para adoção (venda). Note que o processo é trabalhoso, tem muitas etapas, e além de dominar a técnica, a artista reborn também precisa ter sensibilidade e talento na pintura. Além de tudo, há o trabalho de Aproximação por Foto. Muitas pessoas gostariam de homenagear ou eternizar seus filhos, netos ou sobrinhos, e encomendam um reborn que se assemelhe com eles quando bebês. Não são cópias totais, mas sim aproximação! A artista (ou o artista, pois muitos homens também se dedicam à arte), solicitam uma foto da criança e escolhem um molde que mais se aproxime com suas feições, para trabalhar detalhes na pintura e criar uma peça única e atemporal, um presente pra vida toda! No Brasil, temos excelentes artistas e berçários. Cada profissional, como todo artista, tem sua marca especial, seu estilo de pintura e sua própria forma de trabalhar. É uma arte fascinante, tanto para quem faz quanto para quem adquire. Nós do berçario Um Mimo de Bebê também temos todo cuidado e dedicação na fabricação dessas bonecas. Esperamos que você que tem simpatia por esta arte também possa fazer parte dessa experiência!


Quais os tipos de Reborn?
Atualmente no mercado, há vários tipos de reborn. Todos podem ser feitos como meninas ou meninos!
Os mais comum são os moldes 3/4., que inclui a cabeça, braços de vinil que vão até o ombro, e pernas de vinil que vão até
a coxa. O restante do corpinho é feito em tecido aveludado, fofinho, com articulações. Este é o tipo de boneca mais comum e sua enorme vantagem é a mobilidade. A boneca fica fofinha como um ursinho e pode posar em várias posições, como um bebê real. É mais confortável para pegar, molinha.
Há também bonecas com moldes 2/4 (braços do cotovelo pra baixo e pernas do joelho pra baixo, em vinil). E ¼, em que apenas as mãos e os pés são em vinil, o restante em tecido. São mais incomuns, e esteticamente é preciso vesti-las com blusinhas de mangas compridas para esconder a parte em tecido, se necessário.
Os reborns de corpo inteiro podem ser tanto de vinil, vinil siliconado LDC - Soft Line (mais molinha ainda) ou totalmente de silicone sólido (extremamente maleável). Estas bonecas têm o corpo todo em vinil/silicone, porém tem as articulações limitadas se comparadas com a maleabilidade das de pano. Os bracinhos e perninhas são articulados, mas se movem apenas pra cima e para baixo.
Existem também as plaquinhas de barriga para bonecas de pano. È apenas uma barriguinha, que também é pintada como os demais membros, e pode ser amarrada no torso do Reborn para simular um corpo inteiro em vinil. Serve mais para tirar fotos legais :)
Os reborns totalmente em silicone sólido são feitos em uma peça única, sem articulações e são extremamente maleáveis! A semelhança (estética, claro) com um bebê real é altíssima! Mas ainda não são facilmente comercializáveis. No Brasil, até o momento, não há artistas vendendo essas bonecas 100% em silicone. No exterior, há algumas, mas os valores ainda são exorbitantes (milhares de reais). Torcemos para que essas belezinhas possam ser produzidas à preços mais acessíveis algum dia! Como o mercado de reborns é crescente no mundo todo, a cada dia surgem mais novidades tanto nos tipos de reborns, quanto nas técnicas. Hoje, por exemplo, já temos a opção de agregar ao corpinho de tecido um aparelhinho de áudio em que se grava o choro de bebês, ou ainda maquininhas que que simulam o movimento da respiração. A quem achem esses apetrechos exagerados, mas tudo depende do gosto do colecionador.
*Todos os textos foram escritos pela Um Mimo de Bebês - Arte em Bonecas Reborn. Este conteúdo não pode ser reproduzido total ou parcialmente sem nossa autorização expressa.